quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alunos EAD de todo Brasil pedem respeito ao CFESS,CRESS,ABEPSS e ENESSO

Tenho recebido de todo Brasil, manifestação de solidariedade ao nosso manifesto de repudio a campanha PRECONCEITUOSA do CFESS, CRESS, ABEPSS e ENESSO. São diversos tipos de mensagens que expõe o descontentamento de alunos ead e também presenciais, com a mensagem preconceituosa e ofensiva que a campanha tem espalhado pelas redes sociais.
Recebi também algumas mensagens anonimas, infelizmente, de pessoas que se dizem profissionais e que estão desmoralizando os alunos do EAD. São mensagens fruto de uma campanha que tem exatamente essa intenção, a de fomentar não a discussão sobre o assunto, mas, de estimular ainda mais a “pressão” sobre os alunos EAD para que os mesmos se sintam desestimulados e abandonem com medo de que seja extinta a modalidade.
Quero frisar que algumas pessoas orientadas sabe lá por quem, tem espalhado por aí dizendo que a campanha na verdade traz benefício para os alunos EAD, visto que a reivindicação de melhoria no ensino, ajuda os alunos que ja estão cursando. Quero pedir que vocês leiam o texto que foi postado no site da campanha do CFESS,CRESS, ABEPSS e ENESSO. Veja o texto:
a esta campanha trazem elementos suficientes para sustentar a incompatibilidade do ensino à distância com a formação em Serviço Social. Situação que não permite outra atitude senão o posicionamento contrário a essa modalidade de graduação.
Todos nós sabemos que nossa educação realmente passa por problemas, mas, justificar a mercantilização do ensino as custas do EAD é uma afirmação totalmente mentirosa. Que existem problemas em algumas dessas instituições que trabalham nessa modalidade nós sabemos, mas as presenciais não estão isentas desse problema.
Outra mentira é dizer que o eles dizem em seu site
não são posicionamentos e atitudes políticas e institucionais fundadas no desconhecimento, na discriminação e no preconceito, e menos ainda são dirigidas aos estudantes e trabalhadores do Ensino à Distância.
Se não é discriminação o que dizer disso?
Diga não à graduação à distância em Serviço Social.
Termino aqui agradecendo mais uma vez a todas as pessoas que tem assinado o manifesto e deixo aqui o meu espaço para que outras pessoas possam manifestar sua insatisfação. Deixe seu comentário, envie notícias de alunos EAD que foram bem sucedidos em concursos, depoimentos de pessoas que foram alunos EAD e que são exemplo; Ao contrário do que muitos acham, não podemos nos calar diante dessa situação.
A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. (Paulo Freire)

4 comentários:

  1. Olá Douglas.
    Parabéns pela iniciativa. Gostaria de assinar o manifesto em favor da EAD, mas não tenho por princípio informar dados de documentos pessoais...

    Marise - UNOPAR - Uberlândia-MG

    ResponderExcluir
  2. Sem problemas, lembro apenas que o documento obrigatório para o manifesto é apenas o RG, os demais são opcionais. Além de ficar restrito, ele serve para que o abaixo assinado tenha validade legal.
    Mas fique a vontade, nós respeitamos isso. Pedimos apenas que nos ajude a divulgar a campanha!

    Abraço e estamos juntos nessa luta!

    ResponderExcluir
  3. Douglas, Parabéns, pela iniciativa.

    É isso aí!

    É de ficar indignado mesmo.

    Acredito que quem começou esta campanha, nunca participou de uma aula/curso EaD. Não faz idéia do quanto esta modalidade ajuda no crescimento/desenvolvimento e amadurecimento pessoal e profissional do acadêmico. Pois é o único método do ensino-aprendizagem que promove a pro-atividade e a autonomia organizacional e disciplinar do estudante.

    Acredito também que como mencionado nestes post - os Conselhos Federais e Regionais, além de acompanhar fiscalizar as atividades, devem exigir tanto das IES como do MEC - uma crescente qualidade no ensino profissionalizante.

    E a EaD, com a formatação semi-presencial é a mais indicada. Pois, se dispõe a ir o mais próximo possível do aluno, dando a oportunidade de muitas pessoas realizarem o sonho de uma formação superior com qualidade. Favorecendo na maioria dos casos uma mudança significativa a condição de vida destas pessoas.

    E, para finalizar, é bom lembrar de que não é o método que faz um bom profissional. Mas, sim o desejo individual de acreditar e amar a profissão que escolheu e fazer dela um ícone de respeito aos demais que convivem, participam e fazem parte da mesma.

    ResponderExcluir
  4. Muito triste saber que quem deveria impor a paz e o equilíbrio é o primeiro a incitar todo tipo de preconceito

    ResponderExcluir